Menu fechado

Por Por Denise Cerqueira de Sousa, Catarina Ferreira Pinto, Ieverton Cleiton Correia da Silva, Thaíza Helena Tavares Fernandes e Fabiano Séllos Costa.

Intra-abdominal lipoma in a dog – case report

Por Denise Cerqueira de Sousa, Catarina Ferreira Pinto, Ieverton Cleiton Correia da Silva, Thaíza Helena Tavares Fernandes e Fabiano Séllos Costa.

RESUMO

O lipoma é uma neoplasia benigna comum em cães, entretanto a forma intra-abdominal é considerada rara. Relata-se o caso de um cão de 16 anos com histórico de aumento de volume abdominal progressivo que foi encaminhado para avaliação tomográfica da cavidade abdominal. A análise das imagens permitiu a visibilização de uma grande massa hipoatenuante localizada em região mesogástrica, estendendo-se para as regiões epigástrica, abdominal caudal e pélvica, com grau de atenuação radiográfica oscilando em torno de – 115 HU. Os achados tomográficos foram compatíveis com neoplasia de tecido adiposo, sendo o diagnóstico de lipoma intra-abdominal confirmado após ressecção cirúrgica e análise histopatológica. Ressalta-se incomum ocorrência desta neoplasia em cães, sendo o exame tomográfico neste caso importante para o diagnóstico e planejamento cirúrgico.Palavras chave: Tomografia computadorizada, canino, neoplasia

Seja bem-vindo(a) leitor(a)!
Ainda não é assinante?

Assine agora e tenha acesso ilimitado a todas as materias de todas as edições da revista Medicina Veterinária em Foco!

Assinar