Menu fechado

Vol. 05, nº 02- 2021

Periodicidade: Bimestral

Diagnóstico Veterinário por Imagem em Foco - volume 5, nº 02- 2021 • Editorial

MERCADO VET E PET EM NÚMEROS
O segmento pet e vet carece de pesquisas que revelem ou traduzam a sua grandeza de forma fiel. Poucas entidades produzem dados do setor. Uma delas, é a Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), que acaba de soltar uma pesquisa mais atualizada, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas e referente ao ano de 2019. A seguir, trago alguns números que podem nos ajudar a enxergar com mais clareza algumas situações do dia a dia ou ainda dar mais perspectiva para o futuro de nosso segmento. Segundo a pesquisa, cerca de 53% dos domicílios brasileiros contam com cães ou gatos. Dentro desse percentual, 44% são habitados por cães e 21% por gatos. Há uma média de 1,72 cães e 2,01 gatos por lar brasileiro. E o Brasil deve chegar a 101 milhões de pets em 2030 – o que representa 26% de aumento em relação à 2019. De acordo com Leonardo Brandão, médico-veterinário Coordenador da Comac, gatos, em geral, são os pets de entrada (o primeiro contato de pessoas com os animais de companhia) e contam com um crescimento três vezes maior do que os cães dentro do Brasil. A pesquisa ainda revelou que os tutores de cães gastam uma média R$ 224 por mês para cuidar dos pets, entre banho, tosa, alimentação e acessórios para o animal. Já os tutores de gatos investem cerca de R$ 168 mensais nos cuidados com o pet. Sobre o segmento vet, os números também são animadores, pois cerca de 95% dos tutores de cães e gatos que participaram da pesquisa disseram considerar a saúde do pet tão importante quanto a de um membro da família. Existe também muita atenção para a saúde preventiva, porém, quase 51% dos entrevistados disseram ter reduzido tais gastos durante a crise econômica. Sobre as consultas periódicas, 34% dos entrevistados disseram que o fazem e 57% só leva o pet ao veterinário quando há algum problema. Já no caso dos gatos, 36% mantém a periodicidade de consultas ao veterinário, e 50% vão ao detectar algo errado. O veterinário segue como a principal fonte de informação sobre a saúde do pet para 87% (cães) e 79% (gatos) dos tutores. Mas a internet - sites, influenciadores e redes sociais - também é muito utilizada e vem em segundo lugar, com aproximadamente 35%.

Samia Malas
Jornalista responsável

Confira nesta edição:

Lipoma intra-abdominal em um cão – relato de caso

O lipoma é uma neoplasia benigna comum em cães, entretanto a forma intra-abdominal é considerada rara

Princípios e indicações da ecocardiografia transtorácica em cães e gatos

A ecocardiografia é um dos avanços fundamentais na evolução da cardiologia aplicada aos pequenos animais, não somente no diagnóstico das cardiopatias, mas também na avaliação da terapia instituída ao animal enfermo

Perigos do verão

Pulgas e carrapatos, leptospirose e hipertermia assombram os pets no período mais quente do ano


Apoio:

Expediente

A Revista Diagnóstico Veterinário por Imagem em Foco é um periódico on-line de periodicidade bimestral que objetiva divulgar material cientifico na especialidade de Diagnóstico por Imagem em animais. O seu conteúdo aborda os diversos métodos de exames de imagem, sendo este conteúdo selecionado e gerenciado pela Associação Brasileira de Radiologia Veterinária, visando a publicação de informações que contribuam para divulgação inovações na área e promover educação continuada dos leitores. Após a avaliação dos revisores científicos, poderão ser aceitos para publicação trabalhos de pesquisa, relatos de casos e revisões de literatura na área. Acreditamos que este periódico possa ser uma ferramenta importante para o crescimento da especialidade de Diagnóstico por Imagem, disponibilizando constantes atualizações para nossos leitores. 
Diretora: Natália Miranda
Jornalista responsável: Samia Malas –
MTB: 46.656
EQUIPE EDITORIAL:
Editores Científicos: Igor de Almeida Santos
Tilde Rodrigues Froes, UFPR
Fabiano Séllos Costa, UFRPE
Camila Trevisan Pereira
Georgea Bignardi Jarreta
Mariana Ferreira
REDAÇÃO
Jornalismo: Samia Malas
(redacao.editora@gmail.com)
ARTE
Designer: Nayana Figueiredo
COMERCIAL
Mayse Lenny: (19) 9 8187-2001 – mayse.topco@gmail.com
Luciana de Moraes (19) 98101-5315 – comercial@revistapetcenter.com.br
Thamires Viera –  19 98360-0517  – anuncie.editora47@gmail.com
CENTRAL DE ASSINANTES.
Atendimento a assinantes:
Fone: (19) 3236-4622  • contato@medicinaveterinariaemfoco.com.br
As matérias publicadas da ediçãosão de inteira responsabilidade do consultor ou técnico que as assina. É proibida a reprodução dos conteúdos sem autorização do veículo e do autor da matéria. Os conteúdos dos anúncios publicados são de inteira responsabilidade das empresas que os publicam.
A revista Veterinário Especialista é uma publicação da Editora Top.Co.
Allahil Bolivar Vianna Neto-ME – CNPJ: 03.924.346/0001-74
Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 964 – sala 12 – Sousas – CEP: 13105-000
Campinas – SP – Fone: (19) 3236-4622 
Periodicidade: Bimestral
Idioma: Português Brasil
ISSN: 2675-5513

Envio de artigos:

Nossa equipe editorial está aberta para receber artigos. Caso você deseje enviar um artigo científico, um relato de casos ou outras modalidades de conteúdo, clique no botão abaixo e confira algumas normas para que o conteúdo fornecido em nossa revista tenha a qualidade e credibilidade que vocês leitores desejam. Para isso nossa equipe se divide em equipe editorial e comitê técnico, que avalia e contribui para a qualidade do conteúdo aqui publicado.